Como Estudar para Concurso Público em Pouco Tempo (Testado e Aprovado)

As temidas provas para os concursos públicos já estão se aproximando e você não possui muito tempo para estudar? Não se preocupe. Irei mostrar a você como conseguir otimizar seu tempo e, claro, como passar em concursos e Como Estudar para Concurso Público em Pouco Tempo.

Artigo-como-estudar-para-concurso-público-em-pouco-tempo

Essas dicas também são ótimas para quem trabalha (tem um emprego formal) e ainda precisa estudar nas horas “livres”. Por isso, aproveite! Você vai aprender a se organizar para Passar rápido!

Está gostando? Que tal ver o vídeo desse artigo? Aproveite e Inscreva-se no canal:

Infelizmente, a maioria das pessoas que almeja passar em provas de concursos públicos não possui muito tempo para conseguir estudar. Isso pode ser considerado um problema para muitas delas.

Bom, de fato é um problema. Mas não significa que você não deve tentar. Eu mesmo passei no meu Concurso Público em 2 meses e meio de estudo. Por isso, ACREDITE! É perfeitamente possível passar nessas condições e até com menos tempo (mesmo que você tenha poucas semanas para estudar, com certeza dá para passar).

Reflita:

“As pessoas que evitam os fracassos, também evitam os sucessos.”  – Robert Kiyosaki

Não tenha medo de tentar. Se eu tivesse ouvido a voz da segurança (aquela voz que existe dentro de nós, que às vezes é boa, porém ocasionalmente pode travar os seus sonhos e prender você no mesmo lugar) nunca teria feito o Concurso.

Por isso, minha primeira dica é: siga em frente. FAÇA!

Se você não tem tempo para estudar para concurso, isso não significa que você não vai passar. Tem gente que nem estuda (rsrs). De verdade, sério mesmo, tem gente que não estuda e passa. Porém, são pouquíssimas pessoas que conseguem fazer isso e 99% das vezes é por pura sorte.

Vale ressaltar que muitos candidatos estarão estudando todos os dias em praticamente todos os horários, por isso, para que você possa competir com esse tipo de adversário, você certamente terá que se dedicar e aproveitar 100% dos momentos em que você estuda.

Então, vamos lá. Separei algumas dicas para concurso público voltadas para quem não tempo para estudar (essa pode ser a sua situação, afinal de contas, é a situação de muita gente hoje em dia). No entanto, eu também acho que o tempo é relativo, mas isso é assunto para outro artigo. 😀

Como Estudar para Concurso Público em Pouco Tempo. Veja as melhores dicas:

Inicialmente, para se passar em um concurso público é necessário que você possua prioridade e organização. Assim, qualquer horário disponível em seu dia a dia pode se tornar propício para se estudar para um concurso.

Confira as principais dicas abaixo de como passar em um concurso público sem ter muito tempo para estudar:

– Primeiro de tudo: Planejamento (e foco)

como estudar para concurso público em pouco tempo com o Planejamento

Bom, em primeiro lugar: Organize-se

Quando decidi estudar para o Concurso que passei, foquei só nele. Não saí disparando para tudo quanto é lado. Não estudei para vários Concursos ao mesmo tempo.

Isso tem que ficar claro: será mais difícil Passar se você não estiver focado em um só Concurso e devidamente organizado para prestá-lo.

Não estou dizendo que você não vai passar se estudar para vários certames ao mesmo tempo, só estou dizendo que será mais difícil.

De maneira nenhuma quero me gabar, só quero que você perceba que dá sim para passar em pouco tempo de estudo, mas você precisa estar focado e organizado.

  • Como dito acima, é mais do que necessário que você se organize, então, sugiro que você faça uma tabela com os seus horários para que você possa ter agendado os dias exatos de estudos e para quais matérias irá se dedicar em cada uma.

Deste modo, você estará otimizando o seu tempo, o que consequentemente fará com que você consiga estudar um número maior de matérias até o dia da prova.

Recomendo o Curso de Leitura Dinâmica para você aprender a ler muito mais rápido (sim, isso vai fazer muita diferença na sua aprovação).

Também recomendo esse excelente Curso de Memorização.

E também recomendaria esse excelente curso: Os 7 pilares do Aprendizado

Esses 3 cursos são indicados para quem quer estudar com pouco tempo disponível.

Não importa se você está estudando para o Concurso do TRE, BB (Banco do Brasil), INSS, Receita Federal ou qualquer outro. Um bom planejamento te ajudará (e muito) na sua Estratégia de Aprovação rápida.

– Antes de devorar os livros e apostilas, Resolva Questões

questão-de-prova-como estudar-para-concurso-público-em-pouco-tempo

Dessa maneira, você estará indo direto ao ponto. Estará Praticando (o que é essencial) e estará ao mesmo tempo aprendendo, pois em cada dúvida que tiver você correrá para os livros e apostilas para saná-la de forma rápida!

Está Gostando desse Artigo?

Baixar ebook 53 diacs de ouro para Passar no seu Concurso Público

Então entre para minha Lista VIP, receba um Conteúdo Exclusivo no seu email e também receba totalmente grátis o E-Book: "As 53 dicas de Ouro para Você passar no Seu Concurso!"

Seu Email está 100% Seguro!

Essa forma de estudar é maravilhosa! Com ela você aprenderá a matéria de maneira direta.

Se acostumará com o que as bancas pedem na hora da prova, sem enrolações, sem andar em círculos e sem precisar ler o livro inteiro ou ver todas as vídeos aulas para depois, dizer que aprendeu.

  • Atenção, só utilize essa técnica se você realmente tiver muito pouco tempo para estudar. EU REALMENTE acho que você tem que ler o livro todo, ver todas as videoaulas e fazer tudo o que eu recomendo para você passar em concursos. Mas, se não tiver tempo mesmo, utilize essa técnica de estudar por meio de questões.

Nesse sentido também é legal estudar por meio de questões comentadas, pois assim, você já terá um comentário direto e resumido sobre o conhecimento exigido na questão.

Bom, se você tiver 1 mês ou mais para se preparar antes da prova, eu indico que você estude por meio de todos os recursos que você tiver (cursos em videoaulas, questões, resumos, áudios, livros, apostilas, técnicas loucas, etc.). Se mesmo nessa situação, você achar que tem pouco tempo para estudar, corra para a resolução de questões. 😀

Continue aqui comigo no Concurso Aprovado, o melhor site de Concursos da internet.

– Invista em Técnicas de Estudo Alternativas

técnicas-loucas-de-estudo-como estudar-para-concurso-público-em-pouco-tempo

Mapas mentais, fichas de estudo, rimas loucas para decorar alguma parte da matéria, musiquinhas que servem para decorar, associações da matéria com pessoas ou objetos, etc. Rsrs.

Ex: Pense da expressão “SOCIDIVAPLU” para lembrar dos Princípios Fundamentais do Direito Constitucional. (que são “SOberania; CIdadania DIgnidade da pessoa humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo político”).

Existem muitas outras técnicas como essa.

Tudo isso te ajudará muito se você tiver pouco tempo para estudar (falarei mais sobre isso em outro artigo).

– Priorize Algumas Matérias

Ao conferir o edital do concurso público, você deve imediatamente selecionar as matérias que possui mais facilidade e aquelas que talvez você não seja tão bom.

Opte por começar a estudar para concurso público nas matérias que você possui maior dificuldade, pois serão elas que você levará mais tempo para entender e até mesmo aprender.

Outra coisa importante: também dê prioridade às matérias que valem mais pontos, isso você pode identificar lendo o edital.

– Invista alto nos resumos

Resumos são ótimos para o aprendizado, já que com eles você pode absorver uma matéria inteira de forma sintetizada e mais rápida.

Para isso, você pode contar com uma infinidade de resumos existentes na internet (vou falar mais sobre isso em um próximo artigo).

Existem resumos sobre todas as matérias existentes. Então, se tiver pouco tempo para estudar, leia todos os resumos que puder sobre as matérias que vão “cair” na sua prova.

Apostila para concurso público

apostilas-para-concursos--loucas-de-estudo-como estudar-para-concurso-público-em-pouco-tempo

As apostilas para concurso público são uma excelente opção para quem necessita estudar, porém não possui muito tempo.

A grande vantagem dessas apostilas é que elas oferecem um curso para concurso público entregue de maneira escrita, considerado bem prático e eficaz, direcionando o aluno exatamente para os pontos mais específicos e relevantes do edital.

É também uma excelente forma sintetizada e mais rápida de se aprender.

Se você tem 1 mês ou mais para estudar, indico que você compre uma boa apostila e leia ela toda.

Isso fará com que você economize tempo, pois não precisará separar as matérias, além de ter em mãos o que realmente é considerado importante, levando em consideração que cada matéria possui uma grande quantidade de conteúdo.

Sem dúvida alguma, as apostilas para concurso público são uma boa opção para que não possui muito tempo e desejar estudar.

Essa é uma Boa Apostila, dê uma olhada.

– Videoaulas podem resumir muito conteúdo em poucas horas

Videoaulas para passar em Concurso com pouco tempo de estudo

Sim, videoaulas podem ser consideradas um tipo de resumo. Eu acredito que elas são uma das melhores formas de se estudar para concurso, e isso não significa que elas são um método demorado de se aprender.

Muito pelo contrário, com elas você pode absorver muitas e muitas linhas, páginas e capítulos que estão nos livros em poucas horas.

É por isso que gosto tanto desse tipo de aprendizado, tanto para estudar para concursos, quanto para qualquer outra coisa.

A pessoa que fala em uma videoaula é capaz de passar toda sua experiência e conhecimento de forma rápida, eficaz e eficiente. Propiciando assim, um aprendizado formidável para quem está assistindo.

Você pode usar as videoaulas para fazer os seus próprios resumos e esquemas, porque, na realidade não existe muita diferença entre uma aula presencial e uma videoaula.

Em minha opinião, você pode aprender muito mais em videoaulas. Existem muitas videoaulas na internet sobre uma quantidade infinita de assuntos. Você pode encontrar várias dicas para estudar para concurso no YouTube.

Com elas você pode, por exemplo, aprender muito assistindo a aulas de várias pessoas diferentes falando sobre um mesmo assunto (Sim, isso é muito bom, pois te oferece visões diferentes sobre o tema estudado).

Isso ajuda o seu cérebro a ligar “os pontos” e encaixar as peças do quebra-cabeça no processo de aprendizado. Vou falar mais sobre isso em outro artigo.

Indico algumas das melhores videoaulas da internet relacionadas a Concurso Públicos Aqui nesta Página.

– Escolha um bom ambiente

Estude em um bom ambiente estude-em-um-bom-ambiente-como estudar-para-concurso-público-em-pouco-tempo Erick Dias Concurso Aprovado

Já que o seu tempo para estudar para concurso não será dos maiores, é muito importante que você saiba aproveitar cada minuto e para que isso aconteça, ter atenção é simplesmente fundamental.

Escolha um ambiente tranquilo e bem silencioso, no qual você terá certeza de que não será incomodado. Além disso, certifique-se de que estará confortável em sua posição, pois assim você conseguirá manter 100% de sua concentração, aproveitando cada segundo de seus estudos.

Essa dica também é recomendada por William Douglas, ele é especialista em como estudar para Concurso Público. Ah, e ele também é Juiz Federal.

Aliás, procuro sempre trazer um embasamento científico e testes pessoais nas dicas que eu dou. Se você quiser, no final do artigo tem um espaço para comentários. Ficaria muito feliz se você desse a sua opinião.

  • Se você não tempo nem para escolher um ambiente adequado (rsrs), então estude onde você puder: na sala, no ônibus, nas filas de espera, etc. Mas não deixe estudar!

– Durma bem

Nunca fique nenhuma noite sem dormir! Isso é sério.

Pesquisas indicam que ficar Uma só noite sem dormir pode afetar negativamente o seu cérebro e o seu organismo em geral.

Como eu já disse em outros posts, não fique a noite inteira estudando. Na minha opinião isso é autossabotagem.

Seu cérebro depende de descanso para funcionar corretamente.

Como estudar para concurso público em pouco tempo? Bom, diria que se você não cuidar do seu cérebro e da sua saúde, as outras dicas que eu estou dando terão sua eficácia reduzida.

Então, durma no mínimo 7 horas por noite.

A memória de curto prazo (a maioria das coisas que aprendemos pouco tempo antes da prova fica armazenado nela) depende de noites bem dormidas. Em outro artigo falarei mais sobre ela (se não esse artigo aqui ficará imenso ;D).

– Não perca tempo com coisas que realmente não caem

Você pode perceber isso fazendo questões de provas anteriores.

Por exemplo, ao estudar leis para Concursos é importante estudar a matéria toda sim, porém, tem coisa que nunca aparece nas provas. Por isso indico a técnica abaixo:

Faça as últimas 5 provas anteriores, anote as matérias das questões que caem.

Depois, leia o edital de cada uma das provas anteriores correspondentes que você fez e compare “Prova X Edital”.

Veja quais são as matérias que constam nos editais que menos caem ou que nunca caem.

Depois de fazer isso nas últimas 5 provas do Concurso que você quer prestar, você já saberá obviamente o seguinte:

Depois disso você tem que cair de cabeça e estudar somente o que caiu, dando a devida importância ao que mais cai.

É óbvio que esta tática não tem 100% de chances de dar certo. A banca pode querer surpreender e formular uma questão sobre um quesito da matéria que nunca caiu antes, porém acredito que esta técnica tem 90% de chances de dar certo.

– Desligue seu celular

proibido-celular-Como Estudar para Concurso Público em Pouco Tempo

Vale ressaltar que o seu tempo pra estudar não é muito, certo? Então, se alguém me pergunta “como estudar para concurso público(?)” de maneira eficiente, eu logo sugiro que retire todas as distrações.

Não estou falando só do celular, mas de todos os hábitos “inúteis”. Quero dizer, hábitos do tipo, ver novela, ficar horas no facebook bisbilhotando a vida alheia, fazendo fofoca, ficar um tempão no WhatsApp, etc.

Todas essas são distrações absolutamente desnecessárias e, aliás, fazem mal para você.

Assim, sem dúvida alguma você não irá perder o seu foco principal, o qual nada mais é do que conseguir estudar para concurso em pouco tempo e ser aprovado, é claro.

  • Use seu celular de maneira produtiva, existem vários aplicativos de produtividade que podem te auxiliar na sua jornada.

– Uma semana antes da prova, revise a matéria

Se sua prova vai ter direito constitucional, releia ou ouça toda a constituição. Se vai ter conhecimentos bancários, releia as bases da matéria, partindo do sistema financeiro nacional e vá subindo.

Esses são exemplos de revisões essenciais.

Você também pode fazer as revisões dos resumos que você viu e baixou, sejam elas vídeos, áudios ou textos.

É lógico que se você ainda não estudou todas as partes mais importantes das matérias, você não vai parar tudo só para fazer uma revisão. Mas acho legal você separar pelo menos um dia da última semana para fazer uma revisão geral.

– Fique atento a dicas de estudos

Fique atento as dicas de estudo para Concursos Publicos Erick Dias Concurso Aprovado

As dicas de estudos são essenciais para quem deseja economizar tempo, pois elas disponibilizam técnicas certeiras de aprendizado, fazendo com que você priorize estudar o que é mais importante para determinado concurso público.

Aqui no Concurso Aprovado, você terá sempre as melhores dicas, macetes e técnicas para você Passar. Esse site é seu! Aproveite!

– Conclusão

Como estudar para Concurso Público com pouco tempo (Como passar em Concurso Público com pouco tempo para estudar)

Lembre-se que não existe fórmula mágica para passar em concursos, porém com as dicas que eu deixei aqui, sei que você vai aumentar MUITO as suas chances de classificação mesmo com pouco tempo de estudo.

Esse artigo é um guia, um mapa. Mas chegar ao destino final dependerá do seu Foco, da sua Motivação.

Acredito de verdade que você consegue, assim como eu e muitas outras pessoas conseguiram.

Se eu não acreditasse que é possível passar com muito pouco tempo de estudo, nem teria escrito esse artigo.

Se possível, leia esse artigo “de novo e de novo”. Absorva as informações e Pratique.

Essas, em minha opinião, são as principais dicas de como fazer concurso público com pouco tempo para estudar e conseguir passar nele. Basta segui-las corretamente, otimizando o seu tempo, que você poderá atingir o seu almejado cargo de concursado.

Fique Comigo no Concurso Aprovado.

Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e familiares.

Comente esse artigo.

Forte Abraço e Muito Sucesso!

De seu amigo, Erick Dias.

Crédito das Imagens para / images taken from Freepik

Como Estudar para Concurso Público em Pouco Tempo (Testado e Aprovado)
Avalie este Artigo!
Compartilhe este conteúdo com quem você gosta ;D

Baixe o Ebook GRÁTIS Agora! "As 53 Dicas de Ouro para Passar em Concursos."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *