Planejamento de Estudo para Concursos: COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA O CONCURSO (E SER APROVADO!)

Planejamento de Estudo para Concursos: Vamos começar Planejando o seu sucesso!

Planejando o seu Sucesso para Concursos Públicos planejamento de estudo para concursos

Isso já aconteceu com você?

Finalmente você decide aceitar o desafio: Vou fazer concurso público!

Você abre o edital do concurso desejado e vai direto para o conteúdo programático.

Só que…

De repente, aquela euforia quase heroica começa a virar uma pontinha de ansiedade – Nossa! Quanta matéria! – depois vem a insegurança – como eu vou aprender tudo em pouco tempo? – por fim, o completo desespero – Direito Processual Civil?? Nem sei o que é isso!

Poucos minutos se passaram e você já está pensando que talvez isso não seja pra você…

O que fazer então?

O grande desafio de estudar para Concurso público está mesmo no ponto de partida.

Não adianta querer sair estudando de qualquer maneira, sem um plano pré definido. Fazer isso é pedir pra desanimar na primeira dificuldade.

A ansiedade de não querer parar e pensar estrategicamente te fará perder muito mais tempo depois, além de levar a um provável fracasso…

Olha só o que está escrito na Bíblia em Eclesiastes 10:10

“ Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso. “

Pra que ficar “golpeando com força” se basta afiar o machado?

Não é perda de tempo “afiar seus instrumentos” isso te garantirá um desempenho muito melhor mais a frente.

Portanto, para conquistar sua tão sonhada vaga, entenda:

Um bom planejamento é a chave para o seu sucesso!

Confira agora algumas dicas de como iniciar essa jornada com foco, produtividade, confiança e fazer um excelente Planejamento de Estudo para Concursos.

Lembre-se de inserir os métodos e dicas abaixo no seu plano ou cronograma de estudos.

  • Conheça o editaledital-do-concurso-concurso-aprovado planejamento de estudo para concursos

É preciso conhecer bem o inimigo para derrotá-lo!

Ao contrário do que muitos pensam seus adversários não são os outros candidatos, mas unicamente, a prova. Não importa a quantidade de candidatos ou o número de vagas, seu foco é vencer a prova!

O primeiro passo desse planejamento é entender bem o edital. Informações como banca examinadora, conteúdo programático, quantidade de questões, forma de pontuação, entre outros detalhes são cruciais para direcionar seus estudos.

O ideal é que a preparação para o concurso comece antes mesmo do lançamento do edital do concurso previsto, desta forma, vale se basear em editais de concursos anteriores, dando preferência ao estudo de matérias básicas que tradicionalmente caem no concurso em questão e tem grandes chances de serem cobradas novamente, dessa forma, caso haja alguma mudança no novo edital, você terá apenas que incluir alguns conteúdos a mais na sua base de estudo.

Portanto, além de conhecer o edital, estudar antes dele te dá uma grande vantagem competitiva!

Essa dica é unanimidade no meio dos Concursos Públicos, é dada inclusive por William Douglas em suas palestras de “como estudar para concurso publico”.

 

  • Defina, de forma realista, quantas horas de estudo você pode separar no dia.

    saiba usar o seu tempo planejamento-de-estudo-para-concursos

O fato é: pra passar, tem que estudar de forma consistente!

Mesmo que você tenha poucas horas livres por dia, esse tempo tem que ser bem aproveitado e separado de forma exclusiva pra isso. Nada de misturar o tempo do estudo com olhadinhas no face e no zap, ou outras distrações.

Esteja focado por inteiro no momento do estudo (corpo, mente e emoções) e você verá que mesmo dispondo de pouco tempo diário será bem proveitoso.

Está Gostando desse Artigo?

Baixar ebook 53 diacs de ouro para Passar no seu Concurso Público

Então entre para minha Lista VIP, receba um Conteúdo Exclusivo no seu email e também receba totalmente grátis o E-Book: "As 53 dicas de Ouro para Você passar no Seu Concurso!"

Seu Email está 100% Seguro!

Ah… e não adianta também achar que vai conseguir estudar por horas a fio quando se tem outras necessidades e compromissos para satisfazer. Por isso, seja realista. Separe um tempo certo, crie o hábito, faça isso diariamente.

E não se intimide pela quantidade de matérias cobradas, um estudo regular e coordenado é capaz de dar conta do recado.

Não espere que a vontade de estudar caia no seu colo. Alguns dias, você simplesmente não vai estar a fim.

Mas…

Uma vez que você já introduziu o hábito de estudar na sua rotina será mais viável contornar a preguiça e o desânimo.

Seja metódico!

Não pense: se der tempo, eu estudo.

Crie o tempo! Abra um espaço no seu dia e lute consigo mesmo para honrá-lo.

Muita gente pergunta: Quantas horas estudar para concurso público? Bem, diria que quantas horas você puder. Estude todo dia e mantenha o ritmo.

E sim, você consegue estudar para concurso publico mesmo trabalhando.

Toda vitória na vida exige esforço. Para fazer um correto planejamento de estudo para concursos, você precisa seguir algumas etapas… mas depois a recompensa será grande. 😉

Outra coisa, se você tem problemas para arrumar tempo para estudar eu super indico que você faça esses dois cursos (ou pelo menos um deles) inovadores que encontrei na internet:

Curso Super Leitura Dinâmica

super leitura dinâmica

FAST READ – Leitura Dinâmica e Estudo

curso-de-Leitura-dinâmica-fast-read-renato-alves

Eles parecem ser uma ótima opção para resolver o problema da falta de tempo para estudar! O que você acha?

  • Estude intercalando as matérias

O cérebro humano é uma grande teia!

Pense um pouco: já reparou como parece que pensamos em mil coisas ao mesmo tempo?

Sabe, quando uma lembrança vai puxando a outra? Ou um assunto vai levando a outro dentro de uma conversa e aí, já nem sabemos mais do que começamos falando mesmo?

Pois é!

Isso é porque o ser humano constrói seu raciocínio assim!

As informações não são guardadas em “caixinhas” separadas dentro da cabeça.

Tá tudo conectado!

Por isso, não é produtivo estudar uma mesma matéria durante um longo período e só depois passar para a outra. Você precisa relacionar um conteúdo com o outro para aprender de verdade.

Por exemplo, relacionar os diferentes tipos de Direitos (Constitucional, Civil, Penal etc), Ou fazer a correlação entre conhecimentos bancários e atualidades do sistema financeiro.

Além disso, há também o exercício de recuperação de memórias que acontece na sua cabeça toda vez que você sai de um conteúdo e volta para o outro que você já tinha visto há dois dias atrás, por exemplo.

É como se seu cérebro “rebobinasse a fita”. Por isso, esse período de recuperação de memórias não pode ser muito longo, senão as informações, ou pelo menos parte delas, podem se perder antes de serem revistas.

Aconselho que você estude duas matérias por dia, de preferência uma que você tenha mais facilidade com outra mais difícil pra que haja a dose certa de ânimo e desafio, que são extremamente benéficos ao aprendizado.

Obs. se o seu Concurso não tem matérias parecidas, intercale-as da mesma maneira. Mesmo que o edital do seu Concurso obrigue você a estudar, por exemplo, língua portuguesa e matemática (que são duas matérias bem diferentes).

 

  • Faça exercícios

    estudante-estudando-planejamento-de-estudo-para-concursos-aprovado-com-erick-dias

Ao fim de cada novo assunto ou tópico estudado, faça exercícios!

Fazer questões de Concursos é uma das melhores formas de fixar de vez o que você acabou de aprender.

Muitos bons concurseiros pecam exatamente nesse ponto, estudam muita teoria e acham perda de tempo fazer exercícios, ou pelo menos fazem pouco.

Não é eficaz estudar um volume muito grande de conteúdo sem intercalar com exercícios. Não, não…

Fazendo assim, você está deixando escapar muitas informações que poderiam ser consolidadas na sua mente através da repetição e da prática.

Lembra o que falei sobre o cérebro funcionar como uma teia?

Então…

Conhecimentos novos precisam se agarrar a essa teia, fazer parte dela, através do exercício. Entende?

É exatamente assim: você entra em contato com uma informação nova, seu cérebro verifica que ela ainda não faz parte da sua bagagem de conhecimentos, então o exercício proporciona intimidade com aquela novidade, logo ela se torna parte de você.

Além do mais, os exercícios direcionam seu estudo, mostram onde você está bem (aumentando a sua confiança) e em qual parte você precisa se dedicar mais.

Fazer exercícios também é uma das formas de “afiar o seu machado”, pois te dá precisão no corte, te ajuda a aparar as arestas de seu estudo.

Você pode estudar para concurso público por meio de questões online e gratuitas. Na internet tem milhões delas só esperando você resolvê-las.

 

  • Defina pequenas metas

“Se você não sabe para onde está indo, todo caminho o levará a lugar nenhum.” Henry Kissinger

Ter metas é fundamental pra motivar o estudo e não permitir que se perca o foco no meio do caminho. Só que é bom que elas sejam pequenas e possíveis de serem alcançadas.

Você pode, por exemplo, fazer metas semanais da quantidade de conteúdo que pretende estudar; estabelecer prazos para conclusão de pequenas etapas do seu cronograma etc.

Essas pequenas vitórias te fazem avançar ainda mais!

P.S. Como fazer um plano de estudos? Bem, comece organizando todas as dicas acima em uma planilha do excel por exemplo e vá marcando-as à medida que você for cumprindo as metas.

Em outro post você vai saber mais sobre como fazer uma planilha de estudos para concursos ideal.

Concluindo

cronograma-de-estudos-planejamento-planejamento-de-estudo-para-concursos-aprovado-erick-dias

Muito bem,

Agora você já sabe por onde e como começar um planejamento de estudo para concursos!

E esteja certo de uma coisa: ao seguir essas dicas iniciais você estará muitos passos a frente da maioria dos outros candidatos.

Acredite, a porcentagem dos inscritos em concursos públicos que estudam da maneira correta, com preparo e planejamento, é bem pequena!

A partir de agora, depende de você estar neste seleto grupo de prováveis campeões!

Quer avançar ainda mais??

Fique de olho nos outros posts e novidades aqui do blog!

P.S. Quer conhecer uns cursos legais para ajudar você a planejar e alcançar o sucesso mais rápido?

Tenho certeza que se você gostou desse artigo, também achará esses cursos incríveis:

Esses cursos usam uma abordagem totalmente diferente para ensinar você a Passar em Concursos mesmo sem nenhuma experiência nessa área. Achei eles muito bem feitos e por isso estou indicando.

Os criadores ensinam a pessoas como eu e você, as mesmas técnicas que eles mesmos usam para Passar em Concursos! São cursos Originais e Únicos!

Dê uma olhada e me agradeça depois. 😀

 

Um grande abraço!

Icherle Andrade – Pedagoga formada pela UERJ, concurseira desde os 18 anos de idade. Já foi aprovada em dois concursos públicos: Prefeitura de Nilópolis e IBGE.

Planejamento de Estudo para Concursos: COMO COMEÇAR A ESTUDAR PARA O CONCURSO (E SER APROVADO!)
Avalie este Artigo!
Compartilhe este conteúdo com quem você gosta ;D

Baixe o Ebook GRÁTIS Agora! "As 53 Dicas de Ouro para Passar em Concursos."

2 Comentários

  1. Oi

    Admirei muito este blog.

    Cumprimentos!

    shameonyoublogueira.com Intelimax

    • Erick Dias

      Obrigado, Estou trabalhando para dar sempre o melhor para você, que me acompanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *